top of page

Black Sabbath virá ao Brasil para dizer adeus

Os britânicos poderão fazer o último show da história do Sabbath no Brasil

Pedro Gianelli
Fevereiro 2016

 

Uma das mais faladas e festejadas turnês de 2016 vai ter escala no Brasil. O Black Sabbath acertou uma etapa de sua The End Tour no país. A banda inglesa toca em São Paulo no início de dezembro, em local a definir, e mais cidades podem entrar na rota. A formação tem três integrantes originais, que anunciam a série atual de shows como a última da carreira do grupo.

 

A turnê de despedida tem datas até setembro, na América do Norte. No meio do caminho, algumas apresentações foram canceladas depois que o cantor Ozzy Osbourne, 67, ficou com sinusite.

 

A visita mais recente do Black Sabbath ao Brasil foi em outubro de 2013. Um show em São Paulo reuniu mais de 70 mil pessoas no Campo de Marte, na zona norte.

 

Na época, a banda promovia o álbum "13", lançado meses antes, e os fãs torciam pela saúde do guitarrista Tony Iommi, 67 (ele completa 68 na próxima sexta-feira), que tratava de um câncer. O músico disse, no ano passado, que a doença não progrediu, sugerindo que está fora de perigo.

 

O baixista Geezer Butler, 66, também estava na formação que lançou "Black Sabbath", o primeiro disco, há 46 anos. Apenas o baterista Bill Ward, 67, não participa. Em seu lugar está o americano Tommy Clufetos, 36.

 

Segundo o jornalista José Norberto Flesch – figura conhecida quanto a confirmações de shows –, o Sabbath fará sete shows na América do Sul, com três concertos no Brasil, dois na Argentina, um no Chile e um no Paraguai.

 

Os shows em território brasileiro serão em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. O show na capital paulista deverá ser o último show da turnê, por tanto, o último show da história do Black Sabbath poderá ser em São Paulo – que provavelmente será no dia 3 ou 4 de dezembro.

Clássicos

 

O Black Sabbath gravou inúmeros clássicos do rock e definiu as bases do que seria chamado de heavy metal. Osbourne deixou a banda no final dos anos 1970, fez carreira solo de sucesso e voltou para gravar o álbum "13".

 

O repertório dos shows inclui temas antológicos, como "War Pigs", "Iron Man" e "Paranoid".

 

Fonte: Jornal Destak

 

#VamosMusicalizar

 

bottom of page